E hoje...




Neste link, você encontra algumas atividades realizadas pelos alunos na lousa digital e no laboratório de informática. Confira!

Nós como docentes, em determinados momentos, temos de nos colocar do outro lado: sermos também alunos.
E foi exatamente isso que aconteceu: coloquei-me como aluna, e as crianças foram os professores...
Para Sócrates, esse método de reflexão chama-se IRONIA: você finge não saber, para que o aluno te mostre até onde ele aprendeu.
Foi muito bacana, pois através dessa "brincadeira", pude perceber até onde eles aprenderam e assim também, esclarecer dúvidas!!!


Confiram aí... 


O aluno do 2º Ano da EMEF Raul Rocha, relatou suas experiências...

   O aluno do 5º Ano falou sobre a lousa digital e outras tecnologias.


Aluna do 5º Ano oportuniza uma aula sobre o uso do equipamento...

Alunos do 5º Ano: um se coloca como aluno e outro como professor.
Aprendam também nesse vídeo, como se usa a lousa digital...



Aluna do 2º Ano, descreve as funções de alguns periféricos do computador, no laboratório de informática. Que fofa!


Concurso Cultural: São Vicente 500 Anos Amanhã...

Vocês são demais... Parabéns pelo empenho! 



Dedicação
 

Parceria
 

Pesquisa

Harmonia

Comprometimento

Criatividade

Responsabilidade

Esforço

Capacidade

Respeito

Auxílio

Vitória

Força de Vontade

Atenção


Observem abaixo, os produtos finais de todo o trabalho postado acima.

Acessem os links.

 


 



 
 



 
 




Sou suspeita em dizer, mas ficaram simplesmente maravilhosos!


Produções para o Dia das Mães...

Nessas duas últimas semanas, nossos alunos digitais  dos 3º, 4º e 5º Anos utilizaram um dos recursos do Linux 4.0 chamado BrOffice (Editor de Texto).
Nele, exploramos a escrita de um bilhete para as mães, com toda a estrutura do mesmo: parágrafos, letras maiúsculas em inícios de frases e nomes próprios, falamos também que todo bilhete tem que ter o nome de quem receberá ao iniciar e o nome de quem escreve ao final, juntamente com uma despedida e a data, ou seja, foram aulas bem proveitosas, onde os professores titulares acharam bem interessante essa forma de unificar o conteúdo de sala com as aulas de Educação Digital, auxiliando na alfabetização.
Depois que escreveram, realizaram a formatação do texto alterando: tipo de letra, tamanho, cor e  inserindo uma figura.
As turminhas dos 1º e 2º Anos, utilizaram um outro recurso chamado Tux Paint (
O nome Tux Paint vem do Tux, o famoso e divertido pinguim do Linux, que é usado como uma personagem que encoraja crianças a se divertirem se aventurando pelo programa -http://pt.wikipedia.org/wiki/Tux_Paint - acessado em 17/05/2012 ).
 Nele, as crianças puderam realizar diversos desenhos utilizando as ferramentas alí existentes, como também escrever uma mensagem para as mães.
Alguns professores pediram para que a professora de Educação Digital entregasse as produções, para que as crianças pudessem levar para casa. Uma ideia muito boa, pois dessa forma os responsáveis poderão ver que existem outras atividades extras na escola, também muito importantes em todo o processo.
Foi muito bom!


Confira...



                   Bilhete sem formatação.
 




















                         Bilhete com formatação.
 

Lego Digital: Diversão garantida com aprendizagem...

Gente, semana passada oportunizei às crianças um jogo educativo: Lego Digital.
Como pode um simples jogo trabalhar vários objetivos como:
* atenção;
* concentração;
* estratégia;
* coordenação motora ( ao mexer o mouse para encaixar e posicionar as peças);
* criatividade;
* lógica;
* raciocínio.






Parece um jogo bobinho, mas não é, rs!
 












Olimpíadas em Londres 2012

Nesta semana, trabalhamos com os alunos do 1º aos 7º Anos, esse assunto tão comentado e divulgado: OLIMPÍADAS.
Após a professora ler a história da origem dos jogos olímpicos, cada turma fez um trabalho diferente.


UM PEQUENO RESUMO DA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS

A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.
Origem:
Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos. Por volta de 2500 AC, os gregos faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Atletas das cidades-estados gregas se reunião na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.


OS ALUNOS DOS 1º E 2º ANOS, FIZERAM UM DITADO DIRIGIDO EM UMA DAS FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE (EDITOR DE TEXTO) DE 10 MODALIDADES OLÍMPICAS. AO TÉRMINO, ALGUNS ALUNOS FORAM AO QUADRO BRANCO ESCREVÊ-LAS, PARA ASSIM, REALIZARMOS AS DEVIDAS CORREÇÕES.
















OS ALUNOS DOS 3º, 4º E 5º ANOS, FIZERAM UM DITADO DIRIGIDO DE UM PEQUENO TEXTO SOBRE AS OLIMPÍADAS. AO TÉRMINO, A PROFESSORA REGISTROU-O NO QUADRO PARA QUE OS ALUNOS REALIZASSEM AS DEVIDAS CORREÇÕES.








 OS ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS, PRODUZIRAM 5 SLIDES NO IMPRESS - EDITOR DE SLIDES (OUTRA FERRAMENTA DE PRODUTIVIDADE), COLOCANDO:

1º CAPA, COM A IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO.

2º O QUE SÃO AS OLIMPÍADAS?
3º MODALIDADES - ESCOLHER 5 E EXPLICÁ-LAS.
4º SE VOCÊ TIVESSE QUE ACRESCENTAR ALGUM ESPORTE QUE NÃO TEM, QUAL VOCÊ ESCOLHERIA E PORQUÊ?
5º CONCLUSÃO DO TRABALHO.


Aluno solicitou uma folha para anotar as informações adquiridas na internet.
Que dedicação e esforço! 



Folclore
Semana passada, trabalhamos o folclore com todas as turmas.
Vejam quais foram as atividades desenvolvidas.
1º Anos: quebra-cabeça (Aplicativo do linux: Palapelli)
  
Saci-pererê

Iara
2º, 3º e 4º Anos: jogos salvos em flash (cantigas, adivinhas e rimas)



  


5º, 6º e 7º  Anos: Produção de texto, com leitura de imagens folclóricas.
Os alunos tiveram um desafio ao escrever as histórias: criar uma nova lenda, modificando também o título.
 
 
 
  
 O Moleque do Gorro Vermelho.
     Moleque do gorro vermelho, muito bom, fuma cachimbo quando está muito nervoso. Adora ajudar as pessoas a dar banho nos cavalos e pentear as crinas dos cavalos, recolhe os ovos das galinhas quando elas botam com o maior cuidado, ajuda a fazer comida, tortas, ajuda a tirar o leite das vacas, ele faz qualquer tipo de coisa. Usa esse gorro vermelho desde quando criança, pois sua avó deu para ele com muito amor e carinho. Odeia quando as pessoas fazem travessuras com as outras, e detesta fazer travessuras também.
  
Carina  De Oliveira Nelis – 5º B
 
 

A lenda da sereia misteriosa



Certo dia um pescador foi para o rio pescar um peixe para comemorar o dia do aniversário de sua filha mais jovem ao pescar o peixe notou que algo se mexia de baixo da água e ficou curioso e foi olhar mais de perto e viu uma cauda se mexendo de repente se afastou e saiu uma linda sereia do mar e ele se assustou e saiu correndo morrendo de medo.

Quando chegou em casa contou para sua esposa e suas filhas,a menina que era mais velha de 17 anos ficou interessada na história.

O pai da menina assou o peixe e a família comeu, logo após o jantar a menina que se chamava Bela disse para seu pai:

-Papai é tarde e estou sentindo uma certa falta de ar,deixe-me ir tomar um pouco de ar por favor

E o pai respondeu:

-Filha pode ir mas não volte muito tarde.

A menina Bela foi caminhando por ali e viu algo debaixo d'água mexendo-se e foi chegando perto e perto e a linda sereia colocou sua cabeça para fora e disse:

-Quem é você jovem moça?

E a menina respondeu:

-Vim tomar um ar, por que meu pai me contou que tinha vindo aqui hoje de manha para pescar um peixe para o aniversário da minha irmã e tinha avistado uma sereia e ficou com medo e eu fiquei curiosa.

Elas começaram à conversar, conversar e se tornaram amigas e curiosa a menina perguntou-lhe:

Mas por que que você vive aqui debaixo dessas águas?

Eu moro aqui por que uma bruxa jogou uma terrível maldição em mim mas tento sempre me livrar da maldição e não consigo. Respondeu-lhe a sereia.

A menina ficou muito pensativa com tudo aquilo que a sereia havia falado, despediu-se da sereia e foi embora.

Ao chegar em casa seus pais e sua irmã já estavam dormindo e ela foi quietinha para o seu quarto.

No dia seguinte acordou cedo bem cedo antes de sua família e foi até a casa da sereia, ao chegar lá chamou-a sete vezes e ela não estava lá a menina estranhou mas quando ela ia saindo chegou uma sereia igualzinha à sua amiga e disse:

Não, não vá querida vamos entrar aqui para nós nadarmos juntas um pouco e ela disse:

- Então tá bom vamos nadar.

Ela entrou com a maior inocência nem sabendo de nada mas quando chegou bem la no fundo a sereia disse:

Você é muito inocente mesmo em menina você achou mesmo que se eu fosse sua amiga eu iria trazê-la aqui para o fundo?

E a menina respondeu-lhe:

Então quem é você

A bruxa que transformou sua amiga e vai transformar você também.

A bruxa com suas mãos maléficas transformou a pobre menina em uma sereia azulada e foi embora, a menina ficou sem saída a não der sereia e desesperada disse chorando:

Como vou sair daqui? Como vou sair daqui?

De repente surgiu uma concha também azulada e a disse:

Querida não fique assustada aqui todo mundo que habita a cidade de Atlântida foi transformado, todo mundo aqui é humano se você não conseguir acabar com o feitiço em sete anos você fica para sempre sereia.

Bela começou a procurar feito louca algum efeito para quebrar o feitiço e teve a seguinte ideia:

Vamos todas nos juntar e fazer uma bebida chamada tônico ela precisa de algas marinhas cor-de-rosa.

Mas a concha respondeu:

Onde vamos encontrar essa alga?

Nós temos que ir além de Atlântida temos que ir para o pacífico.

Elas partiram em viagem para o pacífico mas tinha uma regra: não poderiam gritar o número sete ou então a bruxa apareceria e acabaria com o plano delas.

Quando chegaram até la começaram logo a procurar a alga e achavam de toda cor menos rosa, mas de repente a maré começou a mudar aquela sereia misteriosa amiga de Bela achou uma alga de dois metros rosa e gritou:

Achei pessoal vamos voltar.

Elas voltaram correndo para a cidade e encheram um copo com água e colocaram a alga dentro a alga derreteu-se toda dentro e formou um tônico cada uma tomou sete gotas do tônico mas não foi o suficiente para todas as meninas e ainda ficou duas sereias:Bela e sua amiga que se chamava Luma e Bela disse:

Luma temos que correr muito por que já está quase completando sete dias vamos logo.

Elas nadaram voando e chegaram até lá fizeram o tônico e beberam depressa as duas de recuperaram do mar e saíram bem rápido para a casa de Bela e seu pai disse:

Luma? É você?

Claro que sim quem mais seria?-disse Luma

Você é minha filha amada eu sempre te amei tanto e você disse que ia apenas tomar um ar e nunca mais voltou- Disse o pai.

A bruxa do mar foi condenada a passar o resto de sua vida no mar.

A família de Luma foi feliz para sempre sem mais nenhum problema.
Fim.
Nome:Laura Christyne Santos de Oliveira

6°anoC




A lenda do peixe laranja




O peixe laranja é um peixe da era antes do Brasil ser descoberto, quando o Brasil era só arvores, plantas, rios, cachoeira, riachos e quedas d'agua.
Quando ele era pescado, ou pego a mão, ele causava uma ilusão na pessoa que o pescava e ele criava a ilusão de um leão ou de um animal mais feroz e a ilusão causava um trauma na pessoa mas quem conseguia realmente pescar esse peixe era o caiçara, o guerreiro mais forte da tribo.
Como o caiçara era o mais forte da tribo ele não tinha medo de nada e também ele sabia que o peixe causava ilusão por isso ele fechava os olhos e assim ele não olhava o peixe e não tinha a ilusão mas quando ele era mandado para boca da pessoa ele mandava o veneno quando sentia uma água secundária  e assim quando a pessoa o engolia o veneno iria junto envenenando a pessoa mas com a chegada da tecnologia e a poluição ele chegou no estado de extinção ,quando é raro de se ver ou não existe mais.
 

Nome:Pedro Henrique Fernandes de Souza
6º ano F                          nº15













Saci o menino inteligente               

        Saci era um menino muito inteligente, todos os seus professores o elogiavam demais.

                    E seus pais tinham muito orgulho dele , por ser um aluno nota dez.

                    Certo dia entraram duas alunas em sua sala que não eram muito educadas igual a turma de saci. Saci começou a se misturar com essas alunas erradas  Talita e Daniela, todos eles começaram a fazer coisas erradas na escola ex: xingar seus colegas, desobedecer a  professora, não fazer mais as atividades para casa como se pedia a professora, começou a tirar notas baixas e faltar nas aulas.

                    Seus pais já não sabiam mais o que fazer com o seu filho saci ele andava muito estranho já não era a mesma pessoa com seus pais  aquele menino carinhoso e atencioso.

NOEMI  7º B        


 
Agentes Digitais

O projeto Tux está de vento em popa, o mesmo oportuniza que alunos venham à escola em horário contraturno para ajudar os outros educandos a desenvolverem as atividades na  Educação Digital.
Conheçam os nossos agentes digitais...


Abraão - 5º Ano B



Guilherme - 4º Ano C



Vitória  - 4º Ano C

Letícia - 6º Ano B


 

Denys - 5º Ano F
Laís - 4º Ano D


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Matheus Cirilo - 5º Ano F
 
 
 
 
Vejam o trabalho deles que lindo!





Na Educação Digital da EMEF Raul Rocha, os alunos também têm a oportunidade de contribuir com sites que eles conhecem. Vejam as contribuições ao lado direito.




Lego Digital Designer: um belo retorno.

Logo no início do ano, trabalhamos com o lego digital designer.
Pois é...
João Marcos, aluno do 5º Ano, fez questão de levar o seu lego para mostrar à todos.
Vejam as fotos e a carinha de satisfação do educando!